Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Grandes Navegações :curiosidades


As Grandes Navegações: curiosidades

1. Escola de Sagres (Portugal): realizados os primeiros estudos e projetos de viagens pelo Oceano Atlântico. Foram aprimoradas embarcações como a caravela e aperfeiçoados os instrumentos náuticos necessários a longas viagens.

2. Viajantes: Numa navegação viajavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão.

3.Caravelas: eram grandes embarcações feitas de madeira. Eram capazes de transportar centenas de homens e toneladas de mercadorias. Possuíam uma ou mais velas grandes e altas, geralmente retangulares. Possuíam também canhões para combates.

4. Especiarias: Nos porões das caravelas, comerciantes transportavam toneladas de mercadorias das Índias para a Europa, obtendo fabulosos lucros: pimenta, gengibre,noz moscada, açafrão, cravo,canela e seda.

5. Viagem: Na longa solidão dos mares, as viagens eram intermináveis e tediosas. O jogo de cartas era uma das poucas atividades de lazer a bordo, apesar de malvisto pelos padres.

6. Doenças: A vida nos navios que partiam para as viagens oceânicas era muito dura. As pessoas espremiam-se em pequenos espaços e enfrentavam os perigos dos mares desconhecidos e padeciam de doenças e de falta de higiene.

7. Religião. Os viajantes eram muitos religiosos e supersticiosos. Durante a viagem os padres organizavam as orações nos navios.

8. Tempos: As viagens oceânicas duravam de meses até anos, dependendo do percurso e das condições climáticas.

9. Escravos: As viagens ultramarinas servirão de transportes para trazer escravos negros da África para a América, novas terras dos europeus.


10. Alimentos: Havia permissão para o embarque de galinhas, cabritos e porcos, mas geralmente consumidos nos primeiros dias. Depois a principal comida era o biscoito, feito de farinha e trigo e centeio. A população sentia muito a falta de alimentos frescos


11. Tratado de Tordesilhas:  Acordo assinado em 1494 entre Portugal e Espanha para dividir as terras encontradas (Novo Mundo) entre estes dois reinos europeus.

12. Viagem de Circunavegação: Viagem em volta da terra. Primeira viagem feita por Fernão de Magalhães em 1519. Ficou provado que a terra era redonda. 



11 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADA!!!!!!!!!ADOREI!!!!!!!!!!!!! ME AJUDOU MUITO NA LIAO DE ASA

Anônimo disse...

me ajudou muitoo obgda .

Unknown disse...

Valeu ajudo muito é nóis 👊✌

Unknown disse...

muito obrigada vai me ajudar muito no meu trabalho

Unknown disse...

Nossa Muito Obrigada! Você Me Ajudou De Mais Na Lição De Casa! :D

Unknown disse...

Obrigada 😊👍

Unknown disse...

Nao sei se me ajudou tanto mais um pouco sei q ajudou kk 😎

Anônimo disse...

Obrigadaaaa! me ajudou muito

Unknown disse...

OBRIGADAAA!! ME AJUDOU MUITOOOOOO!

Anônimo disse...

Liao de asa? Não é lição de casa?

Anônimo disse...

Muito obg me ajudou na lição de casa