Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Os grandes navegadores. Ficha-resumo


Os grandes navegadores (Ficha - resumo)

Bartolomeu Dias: Contornou o extremo sul da África, chamado Cabo das Tormentas e que seria mudado para Cabo da Boa Esperança. Mostrava-se assim, que havia um outro caminho para as Índias.

Vasco da Gama: Em 1497 contornou o Cabo da Boa Esperança no sul da África. Em 1498 chegou em Calicute (Índias). Descobre-se um novo caminho para as Índias.

Pedro Álvares Cabral: Desembarcou no Brasil em 22 de abril de 1500 e aqui ficou até o início de maio, quando partiu para as Índias. Voltou para Portugal em 1501.

Cristovão Colombo: Convencido da possibilidade de chegar às Índias navegando pelo Ocidente, Colombo conseguiu apoio da Espanha e chegou na América em outubro de 1492.

Américo Vespúcio: Navegador italiano  que se convence de que as terras não fazem parte da costa asiática, mas terras novas até então desconhecidas – um Novo Mundo, que em sua homenagem recebe o nome de América. 

Fernão de MagalhãesUm dos idealizadores da primeira viagem de circunavegação do globo terrestre realizada no século XVI. Morreu  durante a viagem que foi completada pelo seu companheiro e navegador Sebastião El Cano.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom esse resumo. Estava buscando por essa resenha bem explicativa