Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Renascimento Cultural e Científico. Resumo

Renascimento Cultural e Científico. Ficha resumo

O Renascimento foi um movimento ocorrido durante a Baixa Idade Média. Esse movimento buscava inspiração na Antiguidade Clássica, objetivando assim negar os valores medievais incorporados na vida europeia.
A burguesia ascendente neste período e diversos membros da elite urbana buscavam, ao patrocinar artistas, intelectuais e cientistas (mecenato), valorizar as novas idéias e conquistar prestígio social.
A Itália foi o berço do Renascimento. Isso deveu-se  ao desenvolvimento comercial e conseqüente enriquecimento experimentado por aquela região nesta época. Além disso, a Itália foi o local onde o Classicismo desapareceu por ultimo, conservando ainda muitas das obras que inspirariam os artistas renascentistas. Finalmente, diante da decadência do Império Bizantino, muitos sábios que lá viviam deslocaram-se para as cidades italianas, levando consigo o pensamento que haviam conservado. A partir da Itália, o pensamento renascentista se espalhou pela Europa.
A cultura da Renascença tinha como principal característica a negação dos valores medievais. Nesse sentido, o antropocentrismo (humanismo), o racionalismo e o individualismo afloram nas obras renascentistas.
Os ideais renascentistas também envolveram a ciência, motivando importantes realizações nas ciências e na filosofia. A crítica à sociedade medieval, ao seu misticismo e extremada religiosidade, exigiu explicações baseadas em experimentos e observações, levando ao entendimento raciona e objetivo dos fenômenos da natureza.
Os principais nomes do Renascimento Cultural e Científico foram: Leonardo da Vinci. Michelangelo. Rafael.Nicolau Copérnico.Galileu Galilei.


19 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito desse blog me ajudou e muito vlw !

Anônimo disse...

Esse Resumo Ajudou Bastante , Estou No 7 Anoo E Comecei A Aprender Isso , Aí A Professora Mandou Um Resumo Da Página 92 á 130 Ou poderia resumiir , ai eu lembrei desse maravilhoso blog e estou sempre nele ajudando nos meus resumos
obrigada .

Anônimo disse...

Oii, gostei do resumo , eu estou no 7 ano , e a professora pediu um trabalho sobre assunto...Bem esclarecedor e me ajudouu.

Parabens pelo Blog!!!

Anônimo disse...

Preciso saber quem foi o principal grupo social que patrocinou o renascimento

Anônimo disse...

muito obrigado tirei 7 em historia

Anônimo disse...

Nossa Obriggadda pela ajuda,, seu blog e maravilhoso,, deixou as minhas duvidas esclarecidas ^^ muito obrigada msm

Anônimo disse...

precisava de uma coisa mais simples porque ai a professora poderia saber que fui eu que fiz kkk Mais me ajudou bastante gostei muito do seu blog e vou continuar vendo as seus resumos,dicas, indicaçoes e etc . . Vlw muito obgd e estou no 7°Ano (6serie) e estou aprendendo sobre isso

Anônimo disse...

mt obrigada ESTOU NA 6SERIE 7 ANO ISSO AJUDOU NO MEU TRABLHO DE HISTORIA QUEM E DE minas gerais aew eu sou zerooo

Anônimo disse...

Adorei o blog continuem mandando mais coisas assim...

Anônimo disse...

nossa isso e bom que nao ocupa muito meu tempo

Anônimo disse...

coissa de gente preguisoza tipo eu kkkk

Stéfane Christine Cruz disse...

Gostei mt do blog, me ajudou bem ake! :)

Anônimo disse...

Gostei muito me ajudo no trabalho historia valeu

Vanessa Martins disse...

- Nossa , me ajudou muito na pesquisa de historia ! Parabéns !

Anônimo disse...

mt bom adorei tirei dez no meu trabalho de história

Anônimo disse...

adorei , me ajudou muito

Anônimo disse...

Me ajudo mt

Anônimo disse...

Adorei esse blog me ajudou muito

Amone Matandaudje disse...

ainda falta mais info