Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Absolutismo: ficha resumo - 7ºano


Absolutismo: ficha resumo

1-Absolutismo: O Absolutismo é um sistema político da Idade Moderna onde o rei tem poderes absolutos. O poder do rei vem da aliança feita com a burguesia e do apoio recebido da igreja.
No Absolutismo o rei exerce o poder de fato, numa quase total ausência de limites. O governo do rei francês Luís XIV é considerado o apogeu do Absolutismo. Conhecido como “Rei Sol”, Luís XIV disse “ O Estado sou Eu”, isto é, se colocava acima do Estado, das leis e das pessoas.
A burguesia apoiava o rei, pois ganhava privilégios comercias no reino. O rei recebia e aceitava o apoio da burguesia, pois assim se tornava mais forte. Assim, ocorria uma aliança entre ambos.
A igreja apoiava o rei, pois pregava a “Teoria do Direito Divino”, isto é, dizia que o rei era escolhido por Deus e assim cabia aos homens apenas aceitá-lo e não o criticar.
No Absolutismo há um fortalecimento do poder do rei e da burguesia com o apoio da igreja.

2-Os defensores do Absolutismo: Segundo o bispo francês Jacques Bossuet (1627-1704), os reis exerciam o poder por vontade de Deus. Dessa forma, rebelar-se contra o poder do rei significava revoltar-se contra Deus. Este pensamento ficou conhecido como “Teoria do Direito Divino”.
Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o rei absolutista teria força para estabelecer a paz, acabar com guerras  e levar seu país ao desenvolvimento em segurança.

Nenhum comentário: