Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Burgueses mecenas e o patrocínio do Renascimento Cultural e Científico.


Burgueses mecenas e o patrocínio do Renascimento Cultural e Científico.
  
“Desenvolve-se o movimento renascentista na Europa, que tem como centro irradiador o norte da Itália. No Renascimento, os valores greco-romanos inspiram o individualismo, o antropocentrismo, o humanismo, o hedonismo e o naturalismo, reforçando a crença na capacidade de criação do individuo. Os burgueses mecenas patrocinam artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Sandro Boticelli. (...) ”.   (Almanaque Abril. Editora  Abril. S. Paulo).
  
“ Para incentivar os gênios que não tinham como prover o próprio sustento, tornou-se hábito a prática do mecenato, isto é, ajuda financeira a artistas e intelectuais para que pudessem desenvolver seus trabalhos...”    (Petta, Nicolina Luiza.  História: Uma Abordagem Integrada. Editora Moderna S .Paulo).

  
“(A) Itália foi o berço do renascimento, pois era o centro comercial e cultural da Europa, originando o  o mecenato: burgueses que patrocinavam os artistas (...)”.   (www.portalsaofrancisco.com.br)

Nenhum comentário: