Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sábado, 10 de abril de 2021

======== Reformas Protestantes =======

Reformas Protestantes- 7º ano

Teses de Martinho Lutero.
No século XVI que a Igreja Católica enfrentou sua mais grave cisão. Através de um processo conhecido como Reforma Protestante, surge em diversas regiões da Europa uma variedade de instituições religiosas que, embora cristãs, não mais seguiriam o catolicismo: as igrejas cristãs protestantes.
Embora as críticas à Igreja Católica tivessem se propagado ao longo de toda a Idade Média, sobretudo aquelas que denunciavam seus abusos políticos e enriquecimento ilícito, foi com o alemão Martinho Lutero que tais insatisfações ganharam maior relevância.
Integrante do clero católico, Lutero elaborou um documento (as “95 Teses de Lutero”) através do qual apresentava críticas e propostas de mudanças em relação às práticas e valores da Igreja de Roma. Além de sua excomunhão, o ato de Lutero lançou as bases fundamentais ao surgimento das novas igrejas protestantes, inclusive da sua Igreja Luterana.

Reformas:Igrejas Protestantes.
Além das críticas à venda de indulgências e de cargos eclesiásticos praticada por parte do clero católico, tais igrejas se opuseram a diversos valores do catolicismo. A autoridade do Papa não era por elas reconhecida, assim como o culto de imagens e santos condenado. Defendiam a tradução da Bíblia para as línguas nacionais e o livre-entendimento de seu conteúdo pelos fiéis, quebrando o monopólio da Igreja Católica sobre a interpretação da obra.
A despeito de tais aproximações, as demais igrejas protestantes se distanciavam em determinados aspectos das ideias de  Martinho Lutero. Os calvinistas  (seguidores de João Calvino) afirmavam, por exemplo, que a salvação espiritual estaria previamente estabelecida pelo destino de cada indivíduo, sendo a prosperidade econômica entendida como um sinal desta predestinação. Tal concepção contrariava a crença luterana na fé como o único caminho para se garantir a salvação.
Formada na Inglaterra, a Igreja Anglicana apresentava já na sua origem uma série de diferenças em relação à experiência luterana. Henrique VIII, rei inglês, rompeu com a Igreja Católica ao ter seu pedido de divórcio negado. A partir de então, o monarca funda a nova Igreja Anglicana, sendo ele próprio nomeado seu representante maior. Com tal medida, Henrique VIII passa a acumular os cargos de líder político e religioso, fortalecendo ainda mais seu governo absolutista.

Contrarreforma:Igreja Católica.
Com a expansão dos ideais protestantes pela Europa, a Igreja Católica  passou a temer pela fragilização de sua influência religiosa e até mesmo de seu poder político. Em resposta a esta situação, o alto clero católico percebe a necessidade de agir e convoca o Concílio de Trento, cujo objetivo principal era justamente frear o fortalecimento do protestantismo.
Das medidas estabelecidas pelo Concílio, destacaram-se o fortalecimento do Tribunal da Santa Inquisição e a reafirmação dos dogmas católicos, assim como a criação do Index (lista de livros e obras censurados) e a proibição das vendas de indulgências e cargos eclesiásticos.
Por fim, devemos lembrar que estamos tratando do contexto de colonização europeia sobre o Novo Mundo, Ásia e África. Assim,  entende-se o esforço da Igreja Católica em criar a Companhia de Jesus, cuja missão seria expandir sua fé pelas terras conquistadas. Seus integrantes, os jesuítas, viriam a  ser fundamentais na catequese dos povos colonizados. 


Fonte: www.educacao.globo.com.br

Nenhum comentário: