Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Reformas Religiosas: Ficha-resumo.


Reformas Protestantes e a Contrarreforma: Ficha-resumo- 2016


                                                                                    http://noticias.gospelmais.com.br


A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI, na Alemanha,que protestava contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.
Dentre as causas principais da Reforma Protestante, podemos destacar o luxo da Igreja, pois, enquanto pregavam pobreza e simplicidade, membros do clero vivam no meio de grandes riquezas.
A doutrina protestante defendia: Salvação pela fé (todas as pessoas são salvas pela fé). Livre interpretação da bíblia (todas as pessoas podem ler e interpretar a bíblia). Bíblia é a única fonte da verdade (aceitar apenas o que está na bíblia).
1. Luteranismo
A Reforma Luterana foi iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha.Tudo começou quando,para propiciar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma,o papa Leão X ordenou a venda de indulgências. Martinho Lutero não aceitou a atitude do papa e protestou contra a igreja católica. Esta disputa entre Lutero e a Igreja se prolongou até1520,quando o papa o excomungou.Lutero queimou publicamente o documento de excomunhão e passou a difundir sua doutrina.  Assim,surgiu o luteranismo,
2. Calvinismo
            A Reforma Calvinista foi iniciada por João Calvino,na Suíça. Calvino passou  a defendera idéia de predestinação, segundo a qual a prosperidade alcançada pelo trabalho honesto e legal eram uma benção divina e um sinal da salvação da alma. Assim, o calvinismo se expandiu para países onde o comércio era mais desenvolvido, como a França, Holanda e Inglaterra.
3. Anglicanismo
A Reforma Anglicana foi iniciada por Henrique VIII,na Inglaterra.Henrique VIII havia solicitado ao papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, para casar-se com Ana Bolena. Diante da recusa do papa e usando isso como pretexto– o rei anulou seu casamento e se declarou chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Assim,em1534,nascia o anglicanismo
4. Contrarreforma
A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. Foram medidas tomadas pela igreja católica na contrarreforma: criação da Companhia de Jesus (Jesuítas), aumento das atividades do Tribunal da Inquisição, criação de Seminários. Tudo isso para barrar a expansão das ideias protestantes e tentar reconquistar os fieis católicos perdidos com o protestantismo.

Nenhum comentário: