Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Maias, astecas e incas.Resumo.

      Ficha resumo sobre os maias, astecas e incas.
                                    (livro didático de História - 7ºano)


A civilização maia
Os maias ocupavam a região que atualmente corresponde ao sul do México e a alguns países da América Central, como Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize. O apogeu dessa civilização se deu, aproximadamente, entre os anos 300 e 900 de nossa era.
Milho, algodão, feijão e cacau eram alguns dos produtos que cultivavam. Os homens e as mulheres desse povo dominavam as técnicas de cerâmica, ourivesaria, fiação e tintura de tecidos. Além disso, também sabiam produzir diferentes tipos de borracha, utilizando látex e extrato de plantas. Estudiosos apontam que, além dos maias, os astecas e outros povos que viviam na região chamada de Mesoamérica também produziam borracha, utilizada em faixas, bolas e sandálias.
Desenvolveram um sistema de escrita, que, de modo geral, combinava pinturas e símbolos representativos de palavras e ideias.
Construíram grandes cidades-cerimoniais, como Palenque e Copan -, que foram abandonadas por volta do ano 900 por motivos ainda investigados pelos historiadores. Até hoje, os descendentes dos maias compõem parte considerável dos camponeses da América Central e do México.

A civilização asteca
Os astecas ou mexicas dominaram boa parte do centro e do sul do México atual, conquistando povos que ali viviam antes deles, como os toltecas. A capital do Império Asteca era Tenochtitlán, cidade fundada no inicio do século XIV.
Os astecas plantavam milho, feijão, cacau, algodão, tomate e tabaco. Além disso, comercializavam bens como tecidos, peles, cerâmicas, sal, ouro e prata. Dominavam técnicas da ourivesaria, da cerâmica e da tecelagem. Desconheciam, entretanto, o uso do ferro, da rocha e dos animais de carga.
Os astecas construíram grandes templos, desenvolveram um sistema de escrita e um calendário próprio.
A história da conquista do Império Asteca pelos espanhóis teve início em fevereiro de 1519, quando Hernán Cortés desembarcou na península de Yucatán. Informado da grande quantidade de ouro existente no território asteca, Cortés decidiu conquistá-lo. Combinando habilidade e violência, prendeu o imperador Montezuma e saqueou a cidade de Tenochtitlán.

A civilização inca
Os incas desenvolveram sua civilização na América do Sul, entre o oceano Pacífico e as altas montanhas do Andes, localizando-se principalmente no atual Peru. No período compreendido ente os séculos XII e XVI, eles dominaram outros povos que viviam na região dos Andes (como os chimus, os quíchuas e outros), em áreas que atualmente correspondem ao norte da Argentina e do Chile, à Bolívia, ao Equador e ao sul da Colômbia. Esses povos eram obrigados a pagar tributos ao imperador inca.
O império Inca, com capital na cidade de Cuzco, chegou a ter uma população de 20 milhões de habitantes, governado por um imperador considerado um deus, o filho do sol (o Inca). Para governar, o imperador contava com chefes militares, governadores de províncias, sacerdotes e muitos funcionários.
A economia dos incas baseava-se no cultivo de milho, batata, feijão, tomate e tabaco. Animais como a Ilhama e a alpaca eram usados como meio de transporte e também para fornecer lã, utilizada especialmente pelos moradores das regiões mais frias das montanhas.
As mulheres e os homens do povo inca desenvolveram a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia do bronze e do cobre. Sabiam trabalhar metais preciosos, como o ouro e a prata. Construíram palácios, templos, estradas pavimentadas, aquedutos e canis de irrigação. Desenvolveram um sistema de registro de números e acontecimentos por meio de quipos, cordões coloridos em que cada nó servia para registrar informações.
A conquista do Império inca foi iniciada a partir de 1531, por Francisco Pizarro. Em 1533, Pizarro conseguiu invadir a capital inca, desestabilizando todo o Império

Fonte: Saber e Fazer História. 7º ano. Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues. Editora Saraiva.

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom!!!
Gostei!Belo trabalho.

Anônimo disse...

munto bom gostei <3

Anônimo disse...

Perfeito

Anônimo disse...

obg vou fazer meu trabalho de historia e tira 10 valeu :)

Anônimo disse...

obrigada vou poder fazer meu trabalho de historia e não vou ficar de reprova

Anônimo disse...

Regular,só poderia ser um pouco mais completo e poderia ter exercicio!

Tiago Santos disse...

ai que otimo , muito obrigado <3

Unknown disse...

Muito bom vou tirar dez!!!
✌👍👏👋

Anônimo disse...

Ótimo amei muito obrigado

Josielly Santos disse...

Amei Isso Tá Me Ajudando Muito No Meu Trabalho De História 7 Ano

Josielly Santos disse...

Muito Obg Isso me Ajudou Muito No Meu Trabalho De História Estudo no 7 ano

Unknown disse...

Trabalho bacana, simples e completo, faço 5º ano e me ajudou muito.

Vlw. Iann

Anônimo disse...

muito obrigada tirarei 10 na prova por sua causa