Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

domingo, 26 de novembro de 2023

Atividade: Currículo em Ação – CHS - Quarto bimestre-24

                   Atividade: Currículo em Ação – CHS - Quarto bimestre-2


 1. As influências dos africanos e da escravidão na formação da identidade brasileira estão na língua, nas danças, vestimentas, comidas e tradições.

 2. A relação entre os senhores (proprietários) e os escravos no Brasil: resistências à escravidão e o desejo de liberdade. O escravo como propriedade do senhor.

 3. Movimento de resistência à escravidão em Alagoas (região de Palmares) que durou aproximadamente cem anos. Seu último líder foi Zumbi – morto em 1695.

 4.  Quilombo do Jabaquara, fundado no século XIX na serra de Cubatão, província de São Paulo.

 5. 20 de novembro de 1695: morte de Zumbi, líder de Palmares. Dia celebrado como o ‘Dia da Consciência Negra”: símbolo da luta contra a escravidão e o racismo.

 

                    


Nenhum comentário: