Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

A conquista das terras astecas e incas- 7ºanos


A conquista das terras astecas e incas


A conquista das terras astecas.
O oficial espanhol Hernan Cortez desembarcou nas terras onde hoje é o México com 508 soldados, além de cavalos e canhões. Os indígenas provavelmente estranharam aqueles homens brancos, com roupas e armas de ferro, e montados em seres estranhos (os astecas desconheciam o cavalo). Os espanhóis, por sua vez, também devem ter estranhado os modos de viver, de se vestir e de falar dos astecas.
Passado esse primeiro momento de estranhamento de lado a lado, os espanhóis descobriram que os povos sob domínios do Império Asteca estavam insatisfeitos com a opressão a que eram submetidos à cobrança violenta de tributos, saque e roubo de seus bens, entre outros. Os espanhóis, então, aliaram-se a eles e seguiram para Tenochtitlan, a capital dos astecas em busca de riquezas.
O primeiro contato entre Cortez e Montezuma (governador asteca) foi amistoso; o espanhol foi inclusive recebido no palácio do  asteca, e, aproveitando-se disso conheceu um pouco mais sobre as rivalidades existentes no interior do império indígena. Mas, poucos meses depois, não se sabe bem porque, um oficial espanhol ordenou a invasão de um templo religioso asteca, localizado em Tenochtitlan, ocasionando a morte de muitas pessoas ali reunidas. Os astecas reagiram contra-atacando; obrigados a fugir, os espanhóis se refugiaram em Tlaxcala, cidade de seus principais aliados. Lá, eles se organizaram, conseguindo reunir milhares de novos aliados indígenas e, depois de um cerco de três meses, invadiram e conquistaram a capital asteca (1521).

A conquista das terras incas.
 A notícia de que havia ouro no sul da América, estimulou a cobiça de outro aventureiro espanhol, Francisco Pizarro que, juntamente com Diego Almagro, organizou uma expedição em direção aos Andes, onde estava localizado o Império Inca.
Acompanhado de apenas 180 homens, parte dos quais a cavalo, Pizarro entrou nas terras incas, em 1532, e logo conquistou a cidade inca de Cajamarca. Depois de instalar-se nessa cidade, convidou o inca Atahualpa para um encontro reservado.
Assim que Atahualpa chegou, Pizarro mandou prendê-lo e ordenou a seus soldados que atirassem nos incas de surpresa. Em seguida, os espanhóis partiram para a conquista de Cuzco, a mais importante cidade do Império Inca. Para isso, contaram com a ajuda de vários povos indígenas, inimigos dos incas, e também com a divisão entre os próprios incas, motivada pelas disputas pelo trono entre os irmãos Atahualpa e Huascar.  Depois de tomar Cuzco, Pizarro fundou a Cidade de los Reyes, atual cidade de Lima (Peru) e fez dela a capital do domínio espanhol.

Fonte: História: Sociedade e Cidadania –7ºano. Alfredo Boulos Júnior. Editora FTD.

Nenhum comentário: