Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

A formação dos estados nacionais: Portugal e Espanha. 7º ano

 A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS


A Reconquista cristã: Portugal.

Reconquista é o nome pelo qual os cristãos chamavam a luta contra os muçulmanos na península ibérica, com o objetivo de recuperar os territórios que ocupavam. Portugal surgiu como Estado em meio à Reconquista.

Foi nesse período que se formaram os primeiros reinos cristãos no norte da península ibérica. As terras que os cristãos tomavam dos muçulmanos tornavam-se condados.

 A Reconquista envolvia religião e guerra, elementos que integravam o modo de vida dos nobres medievais. Um desses nobres, Dom Henrique, da família francesa de Borgonha, passou a servir ao rei de Leão e Castela na guerra contra os muçulmanos. Em troca, recebeu, em 1095, o condado Portucalense – que existia desde o século IX e corresponde atualmente a uma parte do norte de Portugal. Seu filho (conde Afonso Henrique) e o grupo ligado a ele passaram a luta pela independência do condado em relação ao reino de Leão e Castela, que ocorreu em 1139. Naquele ano, o conde passou a chamar Afonso I, tornando-se o primeiro rei de Portugal.

 A Espanha e as Grandes Navegações.

A navegação marítima e o comércio se desenvolviam em Portugal no final do século XV. Enquanto isso na atual região da Espanha, os soldados cristãos aragoneses e castelhanos, ainda lutavam para reconquistar dos muçulmanos a cidade de Granada, ao sul da península ibérica. Nessa época, os reinos de Aragão e de Castela eram governados por Fernando e Isabel, respectivamente. Eles se casaram e unificaram seus reinos em 1492, dando origem à Espanha. Conseguiram expulsar os muçulmanos da península ibérica e financiaram o projeto de navegação de Cristóvão Colombo (1451-1506). Esse navegador e comerciante nascido em Gênova pretendia chegar às Índias realizando um percurso diferente daquele dos portugueses.

Nenhum comentário: