Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Maias - Astecas - Incas


As sociedades maia, asteca e inca (ficha-resumo).


No início do século XVI, as expedições conquistadoras espanholas na América tiveram contato com três grandes civilizações americanas: os maias, os astecas e os incas.

1. Maias.
Os maias ocuparam uma região da América Central e parte o atual México. A principal atividade econômica era a agricultura. Politicamente, eram governados por teocracias (imperadores divinizados).
Os maias construíram ricas cidades, com planejamento urbano, arquitetura e engenharia avançada. Quanto à religião, eram politeístas e cultuavam muitos desuses.
Entre os séculos XIII e XVI, furacões e epidemias, a crise da agricultura e a fragmentação política teriam provocado o declínio econômico e militar dos maias, facilitando o domínio asteca e, posteriormente, a destruição empreendida pelos conquistadores espanhóis, comandados por Hernán Cortez.

2. Astecas.
No império asteca (região do atual México), viviam milhões de habitantes de uma civilização que atingiu o apogeu político, econômico e militar justamente na época em que os espanhóis chegaram ao continente e encontraram ricas cidades, grandes construções, templos, palácios e muito metal precioso.
Politicamente, eram governados por teocracias (imperadores divinos). No campo, onde se desenvolviam técnicas avançadas de irrigação e cultivo, eram plantados produtos que abasteciam as cidades, como o milho. Quanto à religião, eram politeístas e cultuavam muitos desuses.
Em 1519, o espanhol Hernán Cortez liderou uma expedição militar para submeter os astecas ao seu domínio. Os espanhóis comandaram um dos maiores genocídios de que se tem notícia na história: o fogo das armas, a fome, a varíola e outras doenças trazidas pelos invasores arrasaram os astecas; os sobreviventes ainda seriam submetidos ao trabalho compulsório.

3. Incas.
Entre os séculos XIII e XV, os incas ergueram o mais extenso império da América antes de Colombo, que tinha como eixo a cordilheira dos Andes (Chile, Peru, Bolívia e partes de outros países).
A principal atividade econômica era a agricultura. Politicamente, eram governados por teocracias (imperadores incas: filho do sol). Quanto à religião, eram politeístas e cultuavam muitos desuses.
No início da década de 1530, sob o comando de Francisco Pizarro, os espanhóis submeteram os incas ao seu domínio, a exemplo do que aconteceu com os astecas.



                        Fonte: História: ciências humanas suas Tecnologias. Caderno de revisão - ensino médio. Editora Saraiva



Um comentário:

Anônimo disse...

adooreii esse site me ajudou mt na prova de historia... Rsrsrs vlw te estudado kk" .-. ;).