Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Formação dos Estados Modernos:Espanha e Portugal


 Ficha


      Espanha
Desde o início do século VIII, a Península Ibérica foi quase totalmente dominada pelos muçulmanos. Os cristãos que lá viviam ocupavam os territórios ao norte da península.
As lutas dos cristãos pela retomada pelos territórios da Península Ibérica ficaram conhecidas pelo nome de Reconquista.
Aos poucos, os territórios que os cristãos reconquistavam na península deram origem a reinos como Leão, Castela, Navarra e Aragão..
As guerras e os casamentos arranjados nos ajudam a entender por que esses reinos variam tanto em tamanho, poder político e militar. Essa instabilidade durou até o casamento de Fernando, herdeiro do trono de Aragão, com Isabel, irmã do rei de Leão e Castela. Da união desses três reinos, formou-se o país Espanha.
Portugal
Afonso VI, que governava os reinos de Leão e Castela, concedeu ao nobre Henrique de Borgonha, como recompensa por sua atuação nas guerras de Reconquista, uma porção de terras situadas entre os rios Douro e Minho e denominada Condado Portucalense.
Mais tarde, no ano 1139, Afonso Henriques, o filho de Henrique, rompeu com o reino de Castela e proclamou-se rei das terras recebidas por seu pai. O passo seguinte foi a conquista das terras ao sul: era o início do reino de Portugal.

14 comentários:

luiz gustavo klitzke disse...

Obrigado, ajudou muito com meu trabalho sobre a formação dos estados nacionais. Tens aqui uma boa página, que merece maior reconhecimento

Unknown disse...

bilada

kauan disse...

muito bom.

Unknown disse...

Otimo

Unknown disse...

Eu amei esta pagina porque me ajudou muito com o meu trabalho sobre formação do estado moderno em Portugal,na espanha,na Inglaterra e na França.

Anônimo disse...

muito bom mesmo bom bom

Anônimo disse...

Eh grande queria mais resumido

Anônimo disse...

Eu tou com o trabalho de liberalismo e ideralismo na Espanha e Portugal isto serve?

Unknown disse...

Obriga a todos

Unknown disse...

Me ajudou muito obrigado tirei 10 na prova

Unknown disse...

Obrigado

Unknown disse...

muito bom,me ajudou em um trabalho da escola obrigado por te feito essa pagina



__ __
(0______ ______0)
OO
(___________)
bia bia bia bia bia

Unknown disse...

Sei

Unknown disse...

Obrigado professor