Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Idade Medieval e o Feudalismo - texto/resumo - 7ºano

                                            Idade Média e o Feudalismo

 A Idade Média durou aproximadamente mil anos (476-1453) e nesta época em uma grande parte da Europa existiu o Feudalismo.  Desde o final do império romano e com as invasões bárbaras, grande parte da população da Roma Antiga fugiu para as vilas romanas, grandes propriedades rurais. Nelas, os romanos trabalhavam em segurança e em troca davam metade do que produziam aos proprietários. É o sistema de colonato. É um período de transição do final da Idade Antiga para o início da Idade Média e Feudalismo.

Castelos: grandes fortalezas.  Diante das invasões e guerras, do início da Idade Média, os castelos surgiram com objetivos defensivos. Com o tempo, os castelos se tornaram poderosos, construídos de pedras e alvenaria, com muralhas de 5 a 10 metros de altura e torres erguidas a cada 30 metros, garantindo o pleno controle visual de toda redondeza. Castelos circundados por um fosso e que possuem acessos com ponte levadiça, que funciona com um sistema de pesos.

Além de centro de defesa e abrigo para toda a população, quando surge uma ameaça, o castelo é a permanente residência do senhor, sua família, seus cavaleiros e sua criadagem. Havia também os mosteiros, locais habitados pelos religiosos, onde monges trabalhavam e oravam. Nos mosteiros havia a capela, o cemitério, a biblioteca, a abadia, o estábulo, o celeiro e o refeitório. Os mosteiros eram centros importantes do poder político e de poder religioso.

 Rei não passa de fantoche.   Na Idade Média ocorreu uma progressiva redução dos poderes dos reis. Incapazes de oferecer proteção aos seus súditos contra os invasores bárbaros, os reis resignam-se à sua condição de fantoches nas mãos da nobreza feudal. A nobreza, composta dos senhores dos castelos feudais, detinha todo o poder e garantia a segurança da população que residia em suas terras.

O camponês vivia numa choça do tipo mais miserável. Trabalhando longa e arduamente em faixas de terras espalhadas na sociedade feudal, conseguia arrancar do solo apenas o suficiente para uma vida miserável. Pagava uma série de tributos ao seu senhor e ainda devia a ele outras obrigações e lealdade.

O sistema feudal  Esta ruralização da sociedade será a base do Feudalismo. Na sociedade feudal, o senhor feudal era dono da terra  e do poder. O servo trabalha na terra do senhor e a ele devia obrigações.  Havia, ainda, os vilões (pequenos proprietários de terra que viviam sob a proteção de um senhor) e os ministeriais (fiscais).

A Relação de vassalagem envolvia a concessão de terras. O Suserano era aquele que concedia a terra e o Vassalo era aquele que recebia a terra. O suserano garantia a terra e dava proteção ao vassalo que em troca jurava fidelidade ao seu suserano.

Os principais impostos do mundo feudal eram: Corvéia (trabalho gratuito em determinados dias), Talha (pagamento de impostos com parte da produção), Banalidades (pagamento pelo uso de equipamentos do senhor), Mão–morta (imposto sobre a morte de algum servo para continuar a viver nas terras do senhor). O feudo era dividido em manso senhorial (terras do senhor feudal), manso servil (terras em que os servos feudais trabalhavam) e manso comum (terras de comum uso: matas, pastagem...). No sistema feudal havia uma descentralização política, isto é, cada senhor feudal tinha plenos poderes no seu feudo.

Nenhum comentário: