Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Idade Média e o Feudalismo


 Idade Média e o Feudalismo



A Idade Média durou aproximadamente mil anos (476-1453) e nesta época em uma grande parte da Europa existiu o Feudalismo.
 Desde o final do império romano e com as invasões bárbaras, grande parte da população da Roma Antiga fugiu para as vilas romanas, grande propriedades rurais. Nelas, os romanos trabalhavam em segurança e em troca davam metade do que produziam aos proprietários. É o sistema de colonato. É um período de transição do final da Idade Antiga para o início da Idade Média e Feudalismo.


  1 - Castelos: grandes fortalezas.
Diante das invasões e guerras, do início da Idade Média, os castelos surgiram com objetivos defensivos. Com o tempo, os castelos se tornaram poderosos, construídos de pedras e alvenaria, com muralhas de 5 a 10 metros de altura e torres erguidas a cada 30 metros, garantindo o pleno controle visual de toda redondeza. Castelos circundados por um fosso e que possuem acessos com ponte levadiça, que funciona com um sistema de pesos.
Além de centro de defesa e abrigo para toda a população, quando surge uma ameaça, o castelo é a permanente residência do senhor, sua família, seus cavaleiros e sua criadagem.
Havia também os mosteiros, locais habitados pelos religiosos, onde monges trabalhavam e oravam. Nos mosteiros havia a capela, o cemitério, a biblioteca, a abadia, o estábulo, o celeiro e o refeitório. Os mosteiros eram centros importantes do poder político e de poder religioso.


2- Rei não passa de fantoche e a vida miserável do camponês.
Na Idade Média ocorreu uma progressiva redução dos poderes dos reis. Incapazes de oferecer proteção aos seus súditos contra os invasores bárbaros, os reis resignam-se à sua condição de fantoches nas mãos da nobreza feudal. A nobreza, composta dos senhores dos castelos feudais, detinha todo o poder e garantia a segurança da população que residia em suas terras.
O camponês vivia numa choça do tipo mais miserável. Trabalhando longa e arduamente em faixas de terras espalhadas na sociedade feudal, conseguia arrancar do solo apenas o suficiente para uma vida miserável. Pagava uma série de tributos ao seu senhor  e ainda devia a ele outras obrigações e lealdade.


3 - O feudalismo
Esta ruralização da sociedade será a base do Feudalismo. Na sociedade feudal, o senhor feudal era dono da terra  e do poder. O servo trabalha na terra do senhor e a ele devia obrigações.  Havia, ainda, os vilões (pequenos proprietários de terra que viviam sob a proteção de um senhor) e os ministeriais (fiscais).
A Relação de vassalagem envolvia a concessão de terras. O Suserano era aquele que concedia a terra e o Vassalo era aquele que recebia a terra. O suserano garantia a terra e dava proteção ao vassalo que em troca jurava fidelidade ao seu suserano.
Os principais impostos do mundo feudal eram: Corvéia (trabalho gratuito em determinados dias), Talha (pagamento de impostos com parte da produção), Banalidades (pagamento pelo uso de equipamentos do senhor), Mão –morta (imposto sobre a morte de algum servo para continuar a viver nas terras do senhor).
O feudo era dividido em manso senhorial (terras do senhor feudal), manso servil (terras em que os servos feudais trabalhavam) e manso comum (terras de comum uso: matas, pastagem...). No sistema feudal havia uma descentralização política, isto é, cada senhor feudal tinha plenos poderes no seu feudo.

Nenhum comentário: