Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

segunda-feira, 22 de maio de 2023

=== Os Persas - ficha ===

                                                                         Os Persas - resumo 

 

No segundo milênio antes de Cristo, o Planalto Iraniano foi ocupado pelos povos medos e persas. No ano de 550 a.C., os persas submeteram os medos, dominaram todo o atual Irã e deram início à formação de um vasto império que ocupava boa parte da Ásia, o norte da África e o litoral mediterrâneo.

Os persas destacaram-se na habilidade administrativa: o rei enviava para as províncias (satrápias) seus fiscais, conhecidos como “os olhos e os ouvidos do rei”, que tinham as funções de controla a arrecadação dos tributos e ficar atentos a possíveis insatisfações, solucionando os problemas antes que se transformassem em rebeliões.

A organização social persa obedecia ao padrão clássico da Antiguidade: as terras e o comércio estavam concentrados nas mãos do rei e da família real, dos nobres e de oficiais do exército. O restante da sociedade vivia na pobreza, trabalhando no regime de servidão ou de escravidão, ou alistando-se no exército pra combater nas frentes de batalhas. Praticavam uma religião denominada “masdeísmo”, segundo a qual o deus superior, denominado Ahura-Mazda (personalização do Bem) está em luta constante com Arimã (personalização do Mal). O grande profeta do masdeísmo foi Zaratustra, que viveu entre os séculos VIII e Vi a. C.

Apesar de todos os cuidados administrativos, o Império Persa, no século IV a.C., começou a enfraquecer e não resistiu ao grande poder bélico dos macedônios, liderados por Alexandre, o Grande. Por volta de 330 a. C., a Pérsia foi incorporada ao Império da Macedônia.

Nenhum comentário: