Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

segunda-feira, 22 de maio de 2023

***** Palestina - ficha - resumo *****

www.ohistoriador.com.br
PALESTINA - Ficha (resumo)


Os hebreus (antepassados dos judeus) fundaram o judaísmo, a primeira grande religião monoteísta (crença em um só Deus) e tiveram a crença religiosa como o grande fator de união, durante uma trajetória histórica marcada por migrações e perseguições. 
                Eles teriam saído do deserto da Arábia, deslocaram-se para a Mesopotâmia e alcançaram Canaã, território que depois foi chamado Palestina, região às margens do rio Jordão e onde hoje se situa o Estado de Israel. Posteriormente, migraram para o Egito, onde foram aprisionados e escravizados durante mais de três séculos.
                Entre 1300 a.C. e 1250 a.C., Moisés teria liderado a volta dos hebreus do Egito à Palestina (Terra Prometida) durante o chamado êxodo hebraico.
                Estabelecidos na Palestina, adotaram a monarquia como forma de governo. Posteriormente, o reino hebreu foi dividido em dois: Israel e Judá.
 Assírios, babilônios e persas passaram a disputar os territórios da Palestina. Os neobabilônios escravizaram os hebreus e os conduziram para sua capital, no episódio conhecido como cativeiro da Babilônia.
Ainda na Antiguidade, os romanos dominaram a região e passaram a perseguir os hebreus violentamente, expulsando-os em 70 d.C. , o que resultou na diáspora hebraica - dispersão dos judeus pelo mundo.
               Fonte: História. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ensino Médio. Caderno de Revisão. Editora Saraiva


.

Nenhum comentário: