Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sábado, 24 de setembro de 2016

Nova Holanda ou Brasil Holandês: ficha-resumo


Brasil Holandês ou Nova Holanda( 1630-1654): ficha resumo.

Com a formação da União Ibérica (1580-1640), a Espanha passa a dominar Portugal e suas colônias. Os espanhóis, inimigos da Holanda, proíbem os holandeses, antigos parceiros de Portugal no Brasil, de comercializarem açúcar no Brasil.
A Holanda não aceita a proibição espanhola e após algumas tentativas, invade e toma o nordeste brasileiro em 1630.  Os holandeses ficaram no nordeste brasileiro 24 anos (1630-1654) e foram tolerantes com católicos, judeus e protestantes.
O principal governante do Brasil Holandês foi Maurício de Nassau que organizou a produção do açúcar e modernizou a cidade de Recife. Após volta de Maurício de Nassau para a Europa, os fazendeiros e comerciantes brasileiros começaram a se organizar contra os invasores holandeses.
Após as duas Batalhas dos Guararapes, os holandeses deixaram o Brasil em 1654. Com a saída dos holandeses, o açúcar do Brasil entra em crise, pois os holandeses produzirão um açúcar de melhor preço e qualidade na América Central.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito me ajudou bastante amanhã tenho um fechamento de história pra mim entregar e com esse resumo com certeza vou tirar nota boa, "parabéns "