Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ditadura Militar no Brasil. Batismo de Sangue (filme)


Vídeo - Batismo de Sangue (filme)



Ficha técnica:
Título original: (Batismo de Sangue)
Lançamento: 2007 (Brasil, França)
Direção: Helvécio Ratton
Atores:  Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes, Angelo Antonio.
Duração: 110 min


Sinopse

São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.
                                                                                           Fonte: www.adorocinema.com 
.



Contexto histórico: Ditadura Militar – anos de chumbo.

Médici governou o Brasil de 1969 a 1974. Governo marcado por grande violência e censura aos meios de comunicação. Governo usava a justificativa que era preciso reagir contra a intensificação da luta armada de grupos comunistas contra o governo militar.
Apesar do crescimento econômico (“milagre econômico”), das vitórias esportivas internacionais e das construções de grandes obras públicas que os meios de comunicação mostravam com toda ênfase – programação censurada – para o povo brasileiro, o governo agia com violenta repressão à atuação de grupos armados no Brasil. Direitos fundamentais estavam suspensos e prisões, torturas e exílio ocorriam a todo o momento. Entre os principais órgãos repressores do governo estavam: OBAN, SNI, DOI-CODI, CCC e outros.
Os grupos de esquerda alegavam que decidiram pela luta armada, pois era, segundo eles, a única forma de derrotar o regime militar. Entre os principais grupos que decidiram pela luta armada estavam a ANL, PCdoB, MR-8, AP e outros. Atuavam na clandestinidade, fazendo ataques, sequestros, assaltos a banco para financiar os grupos armados e também lutavam na zona rural (guerrilha do Araguaia).
Ernesto Geisel governou o Brasil de 1974 a 1979. Crise econômica internacional atinge o “milagre econômico” no Brasil e a economia brasileira entra em crise. Governo marcado pelo fim do crescimento econômico brasileiro e pela redemocratização do regime. Uma abertura lenta, gradual e segura. No governo de Figueiredo (1979-1985) a ditadura militar chega ao fim. Tancredo Neves, eleito presidente, morre e o vice José Sarney se torna o primeiro presidente civil após o período da ditadura militar.

Nenhum comentário: