Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ditadura Militar no Brasil - texto.

 Ditadura Militar -texto.



Ditadura Militar: O País Amordaçado


         Em 1961, o Brasil entra numa crise institucional causada pela renúncia do presidente Jânio Quadros. Seu vice, João Goulart, sofre oposição de militares e conservadores. Num período de radicalização política, com greves e manifestações pelas reformas de base (agrária, bancária e fiscal), ocorre o golpe promovido pela cúpula militar.
         A ação tem como pretexto o combate à ameaça comunista, à corrupção e à crise econômica. Com a promessa de durar pouco tempo, o governo militar se estende por 21 anos.
 O período é marcado pela cassação de direitos políticos de opositores e pela violação das liberdades individuais. Institui-se o bipartidarismo, e o Executivo domina os demais poderes. De 1968 a 1979, com o Ato Institucional nº 5, o Al-5, aumenta a repressão policial, o Congresso é fechado, a censura prévia aos meios de comunicação é instalada e a ação do Judiciário é limitada.
     Parte da esquerda migra para a luta armada, organizando atentados, sequestros e assaltos. Sem a necessidade de acusação formal para a prisão de opositores, ampliam-se as torturas e os desaparecimentos.
 A partir do fim dos anos 1970, a sociedade vai recuperando os direitos democráticos. A ditadura acaba em 1985, mas, até hoje, parentes das vítimas e setores da sociedade pedem a abertura dos arquivos secretos do regime.
                                                           Fonte: Almanaque Abril 2011.Editora Abril.


Nenhum comentário: