Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Revolução Cubana (texto)

 Revolução Cubana (texto)

Revolução Cubana (1959)

A última colônia latino-americana a conquistar sua independência foi Cuba, em 1898, no contexto de uma guerra entre Espanha e Estados Unidos, dando início a um intervencionismo que se prolongou pelo século XX.  Em 1934 chegou ao poder Fulgêncio Batista, que se tornou ditador sangrento, líder de um governo corrupto, responsável por permitir que seu país se transformasse em um verdadeiro bordel de luxo. O povo cubano era governado por um regime autoritário, vivia na miséria e seu país era extremamente dependente dos Estados Unidos.
Contra o governo de Fulgêncio Batista, forças oposicionistas organizaram-se e algumas se encaminharam para a ação armada. Surge um grupo de guerrilheiros, dentre os quais Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e José Antonio Echeverria.  A luta armada se prolongou de 1953 até 1959 e, surpreendentemente, começou com um grupo de doze guerrilheiros, que, ocultando-se na selva, em uma região conhecida como Sierra Maestra, montaram o corpo armado que foi denominado Exército Rebelde. Com o apoio da população local, sobretudo camponeses, os rebeldes impuseram várias derrotas às tropas governamentais, que tentavam dissolver o grupo revolucionário. O exército do governo em vários locais se recusou a lutar e Fulgêncio Batista, isolado, fugiu para a República Dominicana. Em janeiro de 1959, Havana estava tomada pelos revolucionários cubanos. Fidel Castro chegava ao comando do país.
O governo de Fidel Castro a princípio não se caracterizava como socialista. Entretanto, as reformas e nacionalizações realizadas apontavam nessa direção. Isso preocupava severamente os Estados Unidos, que passou a apoiar a contra-revolução. Em abril de 1961, a CIA organizou uma invasão à Baía dos Porcos, em Cuba, que se revelou um fiasco do ponto de vista estratégico. Fidel Castro sairia fortalecido deste episódio e logo declararia oficialmente a instalação em Cuba de um regime socialista.
No ano de 1962 ocorreu a Crise dos Mísseis, quando os norte-americanos não aceitaram a instalação de armamentos nucleares soviéticos em Cuba.  Diante de uma possível guerra nuclear, Estados Unidos e União Soviética chegaram a um acordo: os soviéticos desistiram da instalação dos armamentos em Cuba e os norte-americanos garantiram não intervir mais na ilha. Ainda em 1962, após a Crise dos Mísseis, Cuba foi expulsa da OEA - Organização dos Estados Americanos- e os Estados Unidos deram início ao bloqueio naval e econômico contra Cuba.
A reorganização da economia cubana sob o socialismo levou à coletivização e à nacionalização de empresas estrangeiras. O Estado assumiu o controle da economia planificada. Cassinos e Bordéis foram fechados e os hotéis, abertos à população. Especial atenção foi dedicada à medicina e à educação. Grupos de jovens foram espalhados por toda a ilha numa gigantesca campanha de alfabetização. Em tempo recorde foi extinto o analfabetismo no país, causa de orgulho nacional para os cubanos até hoje. Fidel Castro permaneceu no poder cubano até 2008, quando se afastou por problemas de saúde, passando o governo a seu irmão, Raul Castro, que ainda hoje governa Cuba.

Atenção: Leia o texto novamente e atenção com os seguintes pontos:
·         Cuba antes da revolução cubana de 1959.
·         Guerra Civil: Governo de Fulgêncio Batista contra Guerrilha de Fidel Castro.
·         Vitória da guerrilha de Fidel Castro em 1959 e as primeiras medidas do novo governo revolucionário.
·         Invasão à Baía dos Porcos: a reação dos Estados Unidos.
·         A crise dos Mísseis

Nenhum comentário: