Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Primeiro Reinado no Brasil: D.Pedro I.

 Primeiro Reinado: D.Pedro I.
 
D. Pedro (1798-1834). Primeiro imperador do Brasil. Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, nasce no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa. Filho de D. João VI, torna-se príncipe  herdeiro com a morte do irmão mais velho, Antônio em 1801. Chega ao Brasil em 1808, com a família real. Fica no país como príncipe regente quando D João VI retorna a Portugal, em 1821,e, no ano seguinte, proclama a independência. É coroado imperador do Brasil e outorga a primeira Constituição, em 1824. Por governar de forma autoritária, perde popularidade. Diante do desgaste político, em 1831 resolve abdicar em favor do filho, dom Pedro II. Volta a Portugal, onde restitui sua filha ao trono, tomado por seu irmão, dom Miguel. Durante a luta, contrai tuberculose. Assume a Coroa portuguesa como dom Pedro IV e morre logo depois. Em 1972, seus restos mortais são trazidos para a cripta do Monumento do Ipiranga, em São Paulo.
Fonte: Almanaque Abril 2011. Editora Abril.

Nenhum comentário: