Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

terça-feira, 1 de março de 2016

Independência dos Estados Unidos. Filme " O Patriota"(imagens, texto e vídeos)

Imagens. Vídeos. Texto - Filme " O Patriota"





Benjamim Martin (Mel Gibson) é o herói de um terrível conflito que envolve colonos voluntários, forças rebeldes das Treze Colônias e forças francesas contra forças inglesas. Martin após ter participado de  uma outra guerra, quer  agora somente cuidar da família em sua fazenda na Carolina do Sul. Assim, Martim se recusar a entrar em outra guerra contra a metrópole inglesa.

A situação muda quando tropas inglesas chegam a seu lar e ameaçam seus filhos, inclusive matando um deles. Revoltado, Martin pega em armas ao lado do filho Gabriel (um idealista na luta pela independência norte-americana) e lidera um grupo de colonos voluntários contra as tropas inglesas. Após muito sofrimento e batalhas, os colonos recebem a tão esperada ajuda do exército francês e com a sua ajuda impõe uma grande derrota aos ingleses.
O conflito entre ingleses e os colonos liderados por Benjamin Martin ocorre dentro do contexto da guerra pela independência das Treze Colônias e mostra a participação da região da Carolina do Sul na guerra de independência. O resultado de todo este fato histórico no qual está inserido o filme é o surgimento dos Estados Unidos da América.

Ficha técnica.
Título original: The Patriot.
Lançamento: 2000 (EUA).
Direção: Roland Emmerich
Duração: 164 min
Gênero: Drama.
Fontes: www.adorocinema.com.br -  www.cinepop.com.br

Abaixo imagens do filme O Patriota e da cidade de Columbia, capital da Carolina do Sul (EUA). Imagens extraídas do Google Imagens.



Curiosidades. Saiba mais sobre Carolina do Sul (EUA), palco do filme O Patriota.





Carolina do Sul é um Estado localizado na região sudeste dos Estados Unidos. O mesmo limita-se com a Carolina do Norte ao norte, Georgia ao sudeste, e com o


Oceano Atlântico a leste. 
Juntamente com a Carolina do Norte, a Carolina do Sul fez parte da colônia britânica “Carolina”, nome dado em homenagem ao Rei Carlos II da Inglaterra. No entanto, em 1712 ocorreu a separação das colônias. Nessa região ocorreram importantes batalhas no período da Revolução Americana, em 1776. Após a independência dos Estados Unidos, a Carolina do Sul foi elevada à categoria de Estado em 23 de maio de 1788, se transformando no oitavo Estado americano. 
A Carolina do Sul é conhecida pelo cognome The Palmetto State (O Estado da Palmeira); uma referência à abundância de palmeiras na região. Os principais rios que banham o Estado são os rios Rio Santee, Pee Dee e o Savannah. O mesmo possui um clima subtropical, com invernos amenos (média de 8ºC) e verões quentes (média de 25ºC). 
Embora o Estado possua uma pequena extensão territorial, é um dos grandes produtores de têxteis dos Estados Unidos, além de ser o segundo maior produtor de Tabaco do país. Por isso, a manufatura destes produtos é a principal fonte de renda da Carolina do Sul. Entre outras importantes fontes de riqueza para o Estado, podemos citar o comércio; a prestação de serviços financeiros, pessoais e imobiliários; e a agropecuária. 
Os maiores grupos étnicos presentes na Carolina do Sul são os afro-americanos, americanos, alemães, ingleses e irlandeses. A capital e maior cidade do Estado é Columbia.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/carolina-sul.htm







6 comentários:

Anônimo disse...

quero saber sobre as semelhanças entre o filme ''o Patriota '' com a Independencia dos EUA

??????????"

Anônimo disse...

Boa tarde Professor!
Queria saber quais forma as consequências da colonização por povoamento na construção da sociedade norte-americana.

Anônimo disse...

Onde ocorreu a guerra final?

Anônimo disse...

Queria saber em que tipo de colonia o filme se passa? ?

Anônimo disse...

Pohaaa finalmente um resumo decente.

Unknown disse...

Gosteiiiiii