Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

= = = = = Neocolonialismo - ficha: resumo = = = = =

                           Neocolonialismo - ficha: resumo


O neocolonialismo foi uma prática no final do século XIX e início do século XX que levou os países europeus a ocuparem a África e a Ásia, transformando esses territórios em suas colônias. A ocupação da África e as disputas por terras levaram estes países europeus a realizarem a chamada Conferência de Berlim (1884-1885). A Conferência de Berlim organizou a ocupação europeia na África e praticamente consolidou o domínio europeu sobre o continente africano.

No século XIX ocorreu na Europa uma intensa industrialização que gerou uma grande demanda de matérias-primas para suas fábricas e também uma grande necessidade por novos mercados consumidores que conseguissem absorver as mercadorias produzidas pelos europeus. Esta época ficou conhecida com Segunda Revolução Industrial.  Com isso, os europeus foram atrás de matéria prima em maior quantidade e com preço inferior, encontrando essa combinação nas regiões da África e da Ásia.

A ocupação do continente africano pelas potências europeias foi justificada como uma missão civilizatória. As nações europeias argumentavam que levariam as benfeitorias da civilização ocidental: a modernidade tecnológica, o cristianismo e os conceitos de civilização que dariam fim à escravidão ainda existente em algumas partes da África. Argumentavam ainda que tinham a missão de levar a “civilização” aos “selvagens”. Estas justificativas para uma exploração neocolonialista ficaram conhecidas como “Teoria do Fardo do Homem Branco” (missão civilizatória).  Esse discurso, no entanto, era apenas um pretexto utilizado pelos países europeus para mascarar o real objetivo de impor um processo exploratório intenso sobre a África. A ocupação desse continente era também justificada a partir de teorias racistas muito comuns no século XIX.  A chegada dos europeus ao continente africano, no entanto, foi alvo de forte resistência em diferentes partes da África. Esses movimentos de resistência procuraram afastar a influência e/ou presença dos europeus. Porém, o poderio militar dos europeus levou esses movimentos de resistência à derrota.

As disputas entre as grandes potências mundiais pelos territórios e riquezas da África e da Ásia resultaram no primeiro confronto de proporções mundiais: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).  Com o término deste conflito, as nações europeias estavam praticamente destruídas e enfraquecidas, e por conta disto, movimentos que pretendiam livrar a África e a Ásia dos domínios neocoloniais começaram a surgir ainda que timidamente. Apesar do forte desejo de se livrar da prática neocolonialista, os movimentos não eram bem organizados e tampouco obedeciam a uma proposta ideológica bem estruturada. Isso só viria acontecer de fato após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).  Terminado o conflito com a vitória para os aliados, a liberdade sagrou-se vencedora e o desfecho da guerra mudaria de vez o panorama africano e asiático.  A criação da Organização das Nações Unidas – ONU   foi importante no combate à opressão realizada nos continentes afetados pela prática neocolonialista.  A Carta da ONU em 1945 e posteriormente a Declaração dos Direitos Humanos em 1948, serviriam como base para que grupos a favor da independência se organizassem e lutassem por sua emancipação.



Nenhum comentário: