Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sábado, 16 de março de 2024

========== O período da Pré-História ==========

 

A Pré-História - resumo


O controle do fogo, o desenvolvimento da agricultura e a criação da roda são fatos que pertencem ao mais longo período de nossa história: aquele que vai do surgimento da humanidade até o desenvolvimento da escrita, por volta de 4.000 anos a. C. Este período é chamado de Pré-História.  Esta divisão entre Pré-História e História foi elaborada pelos europeus e tem como base a história dos povos da Europa.

Costuma-se dividir a Pré-História em dois períodos: o período Paleolítico (ou pedra lascada) e o período Neolítico (ou pedra polida). Na parte final do período do Neolítico ocorre a Idade dos Metais, pois neste momento os homens desenvolveram os conhecimentos necessários para fundir ou derreter metais. O primeiro metal foi o cobre e depois com a mistura do cobre com estanho, obteve-se o bronze, um metal mais resistente.

 

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada.

                Os homens deste período fabricavam a maior parte dos utensílios com pedras. Destas eram tiradas algumas lascas para formar uma borda cortante. Os homens eram nômades. Deslocavam-se de um lugar para outro em busca de alimentos, mesmo porque ainda não conheciam a agricultura e a criação de animais. Alimentavam-se basicamente de frutos, raízes, ervas, peixes e pequenos animais capturados com a ajuda  de armadilhas muito rudimentares.  Com o aperfeiçoamento dos instrumentos, passaram a caçar animais maiores. Um desses instrumentos, o machado, passou a ser usado para tudo – desde esfolar animais até cavar buracos.

                Um dos maiores avanços dos seres humanos na Pré-História foi a descoberta e o controle do fogo. Isso lhes permitiu se aquecer do frio, defender-se dos animais, cozinhar os alimentos e, consequentemente, melhorar suas condições de sobrevivência.

 

Neolítico ou Idade da Pedra Polida.

                Neste período, a atividade agrícola e a criação de animais deram um novo caráter aos seres humanos. Deixaram de ser nômades e tornaram-se sedentários em sua economia. O domínio sobre as técnicas agrícolas permitiu o aumento da população, que subsistia graças ao cultivo do trigo, da cevada, do arroz e do milho. Domesticaram-se os primeiros animais, como a cabra e o porco. Os bandos converteram-se em tribos. A caverna deixou de ser a habitação do homem, que passou a morar em casas.

                Já no final do Neolítico, os homens começam a substituir a madeira e a pedra pela fundição do metal – primeiro o cobre e depois o bronze. É a Idade dos Metais.  Surgem as primeiras vilas ou aldeias. Muitas delas compostas por cabanas rodeadas por uma cerca protetora. Com o tempo, essas vilas transformaram-se nas primeiras cidades e darão início às primeiras civilizações, como a do Egito, Mesopotâmia e outras.


Nenhum comentário: