Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quarta-feira, 10 de março de 2021

7º ano - A Transição dos Tempos Modernos

                                         A Transição dos Tempos Modernos

A Idade Moderna é uma época da historia que ocorreu depois da Idade Média (476-1453) e se estendeu do século XV ao século XVIII (1453-1789). No final da Idade Média e início da Idade Moderna, grandes transformações ocorreram na nossa história.

Na cultura e ciência, deu-se o Renascimento, firmando novos valores e princípios burgueses e contestando o mundo feudal.

Na religião, a Reforma Protestante coroou o processo de decadência da Igreja, a principal representante da ordem feudal, adequando a religião aos Tempos Modernos.

Na política, a formação dos Estados Modernos, submeteu a nobreza e a Igreja aos governos absolutistas apoiados pela poderosa burguesia moderna.

As Grandes Navegações, conhecida também como Expansão Marítima do século XV, espalharam efeitos que envolveram toda a maneira de viver dos europeus.  A chegada do homem europeu ao mundo americano e o encontro com os nativos desta parte do mundo provocaram profundas transformações no modo de vida destas pessoas. A conquista europeia foi acompanhada da destruição de povos e culturas e da exploração e marginalização de grupos que aqui viviam.

Todas estas transformações citadas acabaram por caracterizar este período como Idade Moderna e o anterior como Mundo Medieval. A Europa mudou e agora passa a controlar a economia, a sociedade, a religião e o pensamento nestas novas regiões do mundo (Eurocentrismo). Excluindo todo o modo de vida, todo pensamento e cultura destes povos não europeus, o homem europeu faz com que a chamada modernidade se impõe e se torne medida e referência, segundo o padrão de vida da Europa Moderna.  Um novo tempo está chegando. Tempos modernos estão chegando.

Nenhum comentário: