1808 conta como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. O livro relata e analisa, em linguagem acessível, uma parte fundamental da História Brasileira. Escrito pelo jornalista Laurentino Gomes, é um relato, em tom jornalístico, da fuga da família real portuguesa para o Brasil em 1807 e 1808.
Dividida em 28 capítulos, a obra trata das razões que levaram a transferência da corte e suas conseqüências na História do Brasil e de Portugal. Dois cadernos-cor mostram 36 ilustrações de cronistas e pintores renomados da época, como Debret, Rugendas, Henderson e Chamberlain. Inclui ainda um mapa da viagem de D. João e uma "linha do tempo" mostrando os principais acontecimentos no Brasil e no mundo entre a Revolução Francesa e a Independência Brasileira.
Segundo o autor, o livro também mostra que alguns dos problemas brasileiros que julgamos tão atuais -, como corrupção, criminalidade, clientelismo, ineficiência na administração pública e desigualdade social - já estavam todos aqui em 1808 ou chegaram junto com a corte portuguesa. Por outro lado, se D. João e a família real não tivessem fugido de Portugal para o Rio de Janeiro, o Brasil não existiria como é hoje.
http://www.fnac.com.br
1808
Gomes, Laurentino
Planeta Editora. SP. 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário