Napoleão Bonaparte
Ao período do Diretório (Revolução Francesa), seguiu-se, na França, o Consulado com Napoleão Bonaparte. O poder era exercido quase que exclusivamente por Napoleão, um militar que fora chamado pelas classes dominantes para pôr fim à desorganização reinante na vida política da França. O Consulado foi primeiramente triplo e depois uno, com Bonaparte ampliando gradativamente seu domínio sobre a política francesa, culminando na criação do império, em 1804.
Para resolver a crise econômica que assolava o país, Napoleão criou o Banco da França e uma nova moeda, o franco, além de intensificar inúmeras obras públicas e estimular a industrialização. Em 1084, foi publicado o Código Napoleônico, um código de leis que procurava dar um amparo legal á ideologia liberal revolucionária. Também promoveu uma profunda reforma educacional
Na política externa encontrou na Inglaterra a principal rival. Depois de dominar o continente, Bonaparte tentou invadir esse país, sendo derrotado em Trafalgar, pelo almirante Nelson. Em seguida, em 1806, decretou o Bloqueio Continental, proibindo os países europeus de comercializarem com a Inglaterra, adotando duras represálias àquelas nações que resistissem às suas determinações. Foi o que aconteceu com a Rússia quando, em difícil situação econômica, decidiu reabrir seus portos ao comércio inglês. Napoleão invadiu a Rússia, mas dificuldades de toda ordem permitiram aos russos vencer o exército napoleônico.
Pouco depois da fracassada Campanha da Rússia, Napoleão foi derrotado na batalha das Nações, preso e exilado na ilha de Elba, no Mediterrâneo. À queda de Napoleão seguiu-se o restabelecimento do governo Bourbon, na figura de Luís XVIII, que, no entanto, acabou derrubado pelo retorno vitorioso de Bonaparte em 1815.
O último governo de Napoleão, os Cem Dias de 1815, terminou na batalha de Waterloo, quando o corso acabou preso e, em seguida, foi exilado para a ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, onde morreu em 1821. Após a vitória sobre Napoleão, as várias nações coligadas reuniram-se na Áustria e determinaram o restabelecimento da ordem sociopolítica anterior à Revolução Francesa. O Congresso de Viena fundou-se nos principais princípios da legitimidade e do equilíbrio europeu, inaugurando uma fase reacionária da política europeia.
Fonte: VICENTINO, Cláudio. História Integrada: os séculos XVIII e XIX. Editora Scipione. S.Paulo. 1996.
7 comentários:
o que aconteseu com ele?
ola tudo bem eu adorei o ressumo fez eu tirar nota dez no trabalho muito obrigada.
De quando a quando foi a vida dele?
caramba gente mas ainda tem uma duvida sera que ele morreu ou fugiu nao esquaça que ele era um calculista
Adorei,muito obrigada pelo resumo...
Amo o Napoleão S2,mas acabei perdendo umas aulas de história e uma parte da matéria...
Agora vamos ver se eu tiro uma boa nota na minha prova amanhã,hahaha...
#TorçamPorMim#VamosComFé
Muito bom com certeza vou tirar 10 muito obrigado
Muito obrigado, resumo ótimo!
Postar um comentário