Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

domingo, 20 de novembro de 2016

Nova República (Brasil)

 Brasil: Nova República.

Nova República – Brasil (1985-...)

Em 1985 Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil em uma eleição indireta (escolhido pelo Colégio Eleitoral). Antes da posse como presidente do Brasil, Tancredo Neves é internado e em 21 de abril morre em um hospital de São Paulo. Assim, o vice de Tancredo Neves, José Sarney se torna o primeiro presidente civil do Brasil após o período da ditadura militar.
Governo José Sarney (1985-1990). O governo de Sarney tratou de acelerar a redemocratização do país, modificando leis herdadas dos militares e em outubro de 1988 seria promulgada a nova constituição do Brasil (atual constituição). O governo Sarney realizou várias tentativas de conter a inflação (aumento generalizado de preços) e o Plano Cruzado foi um deles.  
         O Plano Cruzado foi lançado em março de 1986 e determinava o tabelamento e o congelamento dos preços dos produtos no mercado. Os salários seriam reajustados pela média dos últimos seis meses. O cruzeiro foi substituído pelo cruzado. Sucesso no início, mas fracasso com o passar do tempo: produtos desapareceram do mercado causando desabastecimento, descaracterização do produto com o objetivo de alterar o preço, surgimento do ágio em produtos e serviços. Mesmo com outros planos econômicos, Sarney terminou seu governo sem conseguir tirar o país da crise econômica.
         Em 05 de outubro de 1988 foi promulgada a nova constituição do Brasil. São características desta constituição: direito de votos para analfabetos, direito de votos (facultativo) para maiores de 16 anos, estabelecimento do segundo turno para eleições em cidades com mais de 200 mil eleitores, fim da censura prévia, garantia de liberdades sindicais (organização sindical e greves), condenação de práticas discriminatórias e estabelecimento do racismo como crime inafiançável. Atualmente em vigor, é chamada de Constituição Cidadã, pois permitiu a ampliação dos direitos individuais e o fortalecimento das liberdades públicas.
Governo Fernando Collor (1990-1992). Primeiro presidente do Brasil escolhido por eleições diretas (1989) após o período da ditadura militar. Entre as primeiras medidas, criou o Plano Brasil Novo (conhecido como Plano Collor), que determinou o confisco imediato de dinheiro, com o bloqueio de contas bancárias e o congelamento de salários em todo o país. O plano não funcionou, provocou revolta, não conteve a inflação e fracassou.
         Em 1992 Collor foi denunciado pelo irmão Pedro Collor por prática de corrupção em conjunto com seu tesoureiro de campanha, Paulo César Farias. Foi instalada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias. Com o pedido de abertura do processo de impeachment (afastamento) no Congresso Nacional, Fernando Collor é afastado interinamente. Durante o julgamento do processo, Fernando Collor renuncia ao cargo e o vice Itamar Franco toma posse definitivamente na Presidência.
Governo Itamar Franco (1992-1994). No governo de Itamar Franco é lançado o Plano Real (1994) pelo ministro da fazenda, Fernando Henrique Cardoso. Não há congelamento de preços e salários. Inicialmente cria-se a URV (Unidade Real de Valor) e depois de meses a moeda muda para Real. Com o sucesso do plano econômico, Fernando Henrique Cardoso se viabiliza como candidato à sucessão de Itamar Franco e vence Lula nas eleições presidenciais de outubro de 1994.
Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Fernando Henrique Cardoso (FHC) deu continuidade à estabilização da moeda, fortalecendo o Plano Real, abriu o país ao mercado externo para atrair investimentos, diminuiu o tamanho do Estado com muitas privatizações de estatais. Em 1997 é aprovada a emenda que permite a reeleição presidencial e no ano seguinte FHC seria reeleito presidente.
No segundo mandato, FHC faz ajustes ao Plano Real, mas começa a receber críticas com o crescimento do desemprego, a desnacionalização da economia e a concentração de renda. Em 2002, Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) é eleito presidente do Brasil
Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).  Primeiro presidente originário da classe trabalhadora no Brasil. Lula dá continuidade à política econômica de FHC, fortalecendo a moeda (Real), combatendo a inflação e buscando o crescimento econômico. No início do segundo mandato (reeleito em 2006), o governo Lula lança um projeto de dinamização e crescimento econômico, chamado de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fruto do fortalecimento da moeda, do combate à inflação e da forte atuação do governo, como a redistribuição de renda (bolsa-família), a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e lançamento do PAC, a inflação é contida e a economia do país volta a crescer.  Nas eleições presidenciais de 2010, a candidata de Lula vence e se torna a primeira mulher a governar o Brasil. Dilma Rousseff toma posse na presidência do Brasil no início de 2011.

Nenhum comentário: