Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

terça-feira, 10 de maio de 2022

O surgimento do Estado: Estado X Nação

                                                     O surgimento do Estado.

 No período final do Neolítico (Idade dos Metais), com a sedentarização do homem e com o desenvolvimento da agricultura, criação de animais, construção da própria moradia (aldeias), ocorre uma grande transformação na vida das pessoas: crescimento da população, melhoria das condições de vida; aumentando, assim, a complexidade das tarefas, dos bens materiais e das relações humanas. Politicamente, a grande mudança foi o aparecimento do Estado. Nestas sociedades com Estado a vida coletiva é administrada por uma pessoa ou um grupo de pessoas.  Dessa forma, sugiram as primeiras formas de liderança dos Estados.

A presença do Estado já é notada fortemente nas primeiras civilizações da antiguidade, como o Egito, a Mesopotâmia, a Pérsia, entre outros. Assim, as civilizações se formaram a partir de sociedades politicamente organizadas por meio da criação de um Estado.

 No decorrer da história da humanidade, a presença do Estado é usada como fator de “civilização” ou ‘barbárie” para caracterizar povos e suas organizações, costumes e cultura; mesmo nem sempre sendo possível usar tal fator como único critério.

Após a antiguidade e já no final da Idade Média e início da Idade Moderna, se dá a formação dos Estados Nacionais Modernos, com os surgimentos dos países modernos e existentes até hoje, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra.

                                                                    Estado e Nação: diferenças

 Estamos acostumados a associar nação a um Estado, com governos, fronteiras e territórios estabelecidos juridicamente. No entanto, há diferença entre nação e Estado? Se moramos em um país, fazemos parte de uma nação ou de um Estado? As comunidades indígenas dos Yanomami e seus subgrupos estão presentes no Brasil e na Venezuela, eles possuem Estados ou nações?

As nações são caracterizadas por suas culturas, tradições, línguas, costumes, dentre outros fatores que dão identidade aos indivíduos e seus grupos. Já o Estado é definido pelo conjunto de instituições que controlam e administram uma nação ou país.

Na antiguidade, os gregos associavam a cidadania à sua pólis, ou seja, à sua cidade-Estado. Durante a denominada Idade Média, na Europa, não havia a ideia de nação, estavam politicamente e culturalmente ligados às concepções cristãs de comunidade, ao poder religioso e a um Senhor (feudal). As formas de organização política e territorial dos Estados-nação tiveram início na modernidade (séculos XV a XVIII), com a Formação das Monarquias Nacionais modernas, e consequentemente ao longo dos séculos XVIII e XIX, no mundo Ocidental, as relações entre os indivíduos e o Estado passam a ter novas configurações e estruturas.

 

 

Nenhum comentário: