A Transição dos Tempos Modernos
A Idade Moderna é uma época da historia que ocorreu depois da Idade Média (476-1453) e se estendeu do século XV ao século XVIII (1453-1789). No final da Idade Média e início da Idade Moderna, grandes transformações ocorreram na nossa história.
Na cultura e ciência, deu-se o Renascimento, firmando novos valores e princípios burgueses e contestando o mundo feudal.
Na religião, a Reforma Protestante coroou o processo de decadência da Igreja, a principal representante da ordem feudal, adequando a religião aos Tempos Modernos.
Na política, a formação dos Estados Modernos, submeteu a nobreza e a Igreja aos governos absolutistas apoiados pela poderosa burguesia moderna.
As
Grandes Navegações, conhecida também como Expansão Marítima do século
XV, espalharam efeitos que envolveram toda a maneira de viver dos europeus. A chegada do homem europeu ao mundo
americano e o encontro com os nativos desta parte do mundo provocaram profundas
transformações no modo de vida destas pessoas. A conquista europeia foi
acompanhada da destruição de povos e culturas e da exploração e marginalização
de grupos que aqui viviam.
Todas estas transformações citadas acabaram por caracterizar este período como Idade Moderna e o anterior como Mundo Medieval. A Europa mudou e agora passa a controlar a economia, a sociedade, a religião e o pensamento nestas novas regiões do mundo (Eurocentrismo). Excluindo todo o modo de vida, todo pensamento e cultura destes povos não europeus, o homem europeu faz com que a chamada modernidade se impõe e se torne medida e referência, segundo o padrão de vida da Europa Moderna. Um novo tempo está chegando. Tempos modernos estão chegando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário