SARESP - 2013
O
Estado de São Paulo realizará nos dias 26 e 27 de novembro de 2013 a prova do
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, com
a participação de todas as escolas da rede pública estadual e de todos os
alunos do 2º, 3, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino
Médio.
Os
alunos do 7º ano do Ensino Fundamental realizarão neste ano provas de Língua Portuguesa,
Matemática, Geografia e História.
Na
realização da prova de História do 7º ano do Ensino Fundamental é necessário
relembrar o conteúdo estudado neste ano (caderno, apostila, livro didático,
vídeos, atividades, blog, simulados do SARESP) e que poderá ajudá-lo na prova.
1. Classificar, cronologicamente, os principais períodos que
dividem a história das sociedades ocidentais.
2. Reconhecer a importância do trabalho escravo para as sociedades
antigas (Império Romano).
3. Identificar as principais características do sistema de trabalho
na Idade Média europeia e do Feudalismo.
4. Identificar,
a partir de mapas, os principais processos de migração responsáveis pela
formação da sociedade europeia (migrações germânicas e expansão islâmica -
Maomé).
5. Identificar
os principais fundamentos religiosos e sociais das cruzadas medievais.
6.
Identificar os principais fundamentos das transformações religiosas ocorridas
na Europa no final da Idade Média (Reforma e Contrarreforma).
7.
Identificar as principais características do Renascimento Comercial e do
Renascimento Urbano. Renascimento Cultural e Científico.
8.
Relacionar o surgimento do Estado Moderno (Portugal, Espanha, Inglaterra e
França) com o sistema do Absolutismo.
9. Identificar, a partir de mapas e documentos escritos e iconográficos,
as principais características das sociedades pré-colombianas (Maias, Astecas
e Incas).
10. Identificar
os principais objetivos e características do processo de expansão e
conquista desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV-XVI.
11.
Identificar e relacionar as sociedades africanas com o sistema colonial
brasileiro.
12.
Contextualizar a Expansão Marítima
Europeia com a chegado dos europeus ao Novo Mundo.
13. Identificar
as principais características das formas de trabalho introduzidas na América
pelos europeus.
14.
Relacionar a inexistência da propriedade privada da terra entre as nações
indígenas antes da chegada dos europeus e os modelos implantados pelos
colonizadores na América.
15. Estabelecer
relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa,
identificando suas semelhanças e diferenças.
16. Relacionar
a ocupação do território brasileiro ao longo da história à transformação
e/ou destruição das culturas locais.
17.
Compreender o sistema colonial estabelecido pelos portugueses na colônia
brasileira (pau-brasil, açúcar e mineração).
18.
Comparar e relacionar crise do sistema colonial brasileiro com os ocorridos na Europa
e na América do Norte.
Uma
boa prova para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário