Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rio Preto no centro da mídia: fim da polêmica?

Rio Preto no centro da mídia: fim da polêmica?


Depois de muita discussão e desgaste político, tudo indica que a polêmica acabou. Veja os resultados finais deste episódio político envolvendo a câmara municipal, o prefeito e a população da cidade.

Diário da Região, 23 de agosto de 2011


Arquivamento do projeto que aumentava  de 17 para 23 o número de vereadores em Rio Preto foi anunciado após reunião do chefe de gabinete da Prefeitura, Alex de Carvalho, com parlamentares da base aliada. Objetivo do Executivo era impedir que a proposta, que integrava o “Pacotão de Horrores”, continuasse a desgastar a imagem do prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Na semana passada, também devido à pressão popular, os vereadores haviam desistido do projeto que aumentava em 75% os salários na Câmara.
                                                                                         Fonte:  Diário da Região, 23 de agosto de 2011. 

Diário da Região, 23 de agosto de 2011




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Resultado - enquete nº 11 – 14/08 - 22/08

Enquete nº 11 – 14/08  - 22/08

As notícias de suspeitas de corrupção nos meios políticos representam muito bem a qualidade do voto nas eleições brasileiras. Em sua opinião, quem erra mais?

16%  - O candidato que compra o voto.

16%  -  O  eleitor que vende o voto.

68%  -  Os dois (candidato e eleitor).

Obrigado pela participação e participe da próxima enquete.

domingo, 21 de agosto de 2011

A cidade de Rio Preto no centro da mídia.



A cidade de Rio Preto na mídia nacional: manifestações na câmara municipal.

Nesta última semana que passou, Rio Preto foi alvo das notícias nacionais. Tudo isso devido aos projetos em votação na Câmara de Vereadores (criação de novos cargos de confiança, aumento do número de vereadores e aumento de salários do legislativo e executivo).
A mobilização das pessoas e o uso das redes sociais diante desta situação colocaram Rio Preto no centro da mídia.
YouTube, Facebook, Blogs, Twuitter e Portais de internet são exemplos desta exposição.
Diário da Região, 18 de agosto de 2011
Abaixo, mais informações sobre este fato.
Diário da Região,  17 de agosto de 2011.
Portal Diarioweb. (16 de agosto de 2011)

Tumulto marca votação na Câmara Municipal.
Muita confusão, tumulto, rua e avenida interditada durante a sessão de hoje, na Câmara de Rio Preto. A votação do projeto que cria 230 cargos comissionados foi aprovado com 13 votos contra 3. Contrários, somente os vereadores Marco Rillo (PT), Dinho Alahmar (PSB) e Pedro Roberto (PSOL). A confusão começou ainda ontem, quando algumas pessoas resolveram acampar em frente ao local para aguardar a distribuição de senhas para entrar no plenário e foram agredidas com rojões.  Hoje pela manhã, apadrinhados agrediram estudantes que estavam na fila à espera das senhas para entrar no plenário. Eram cerca de 200 pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Pouco antes do início da sessão, por volta das 16h30, outra confusão.  Muitas pessoas foram proibidas de entrar na Câmara e resolveram protestar na rua Silva Jardim e na avenida Alberto Andaló, fechando as duas vias. Eles ameaçaram invadir até mesmo a Prefeitura, apesar do transtorno, não houve caos de baderna ou violência. Muitos rio-pretenses acompanharam o caso pelas redes sociais, Facebook e Twuitter. Aproveitaram para postar fotos, comentários e chamar a população para a discussão.
  Fonte: Michele Monte Mor. www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Politica


Portal Terra. (12 de agosto de 2011).

vc repórter: manifestantes interrompem sessão de Câmara em SP.

A sessão desta quinta-feira da Câmara dos Vereadores de São José do Rio Preto, no interior de são Paulo, foi interrompida após fortes protestos por parte de manifestantes que estavam presentes à sala. Eles protestavam contra a apresentação de dois projetos de lei, que planejam a criação de 230 cargos de confiança e aumento do número de vereadores na Câmra.Foi permitida a presença de 139 pessoas dentro da sessão, que ocuparam parte das 190 cadeiras disponíveis, segundo Lucas Borges, diretor de comunicação da Câmara. Além destes, outras centenas ficaram do lado de fora do prédio protestando.
O primeiro projeto apresentado foi o de lei complementar do prefeito Valdomiro Lopes (PSB), que cria 230 cargos de confiança gratificados - foi aprovado na primeira discussão, sobre sua legalidade. Não há previsão para a tentativa de aprovação em mérito.
A segunda proposta alvo de protestos foi a emenda a Lei Orgânica, de autoria dos vereadores Gerson Furquim (PP), Professor Tadeu (PSDB), Manoel Conceição (PPS), Jabis Busqueti (PTB), Sargento Ohno (PSB) e Professor Farah (PR), que propõe aumento de 17 para 23 cadeiras de vereadores, a partir das eleições municipais de 2012.
Esta emenda não pôde ser votada, pois os protestos do público fizeram a Polícia Militar sugerir a suspensão da sessão. "Não ocorreram agressões físicas nem prisões, mas dois homens foram retirados da sala após ameaçarem jogar objetos nos vereadores", afirma Borges. Os homens puderam voltar à sala depois.
Outra proposta que não chegou a pauta da sessão foi a de reajuste do salário do prefeito e dos vereadores - estes teriam equiparação com os secretários da casa, com salário passando para R$ 8,4 mil. O projeto levaria a remuneração mensal do prefeito para R$ 11 mil.
Não há previsão de nova sessão para discussão dos projetos não definidos antes do cancelamento.
Fonte: O internauta Jhon Heverton, de São José do Rio Preto (SP), participou do vc repórter.(terra.com.br)                                                                                                                                                                                                   

Diário da Região, 18 de agosto de 2011
Portal Temmais. (16 de agosto de 2011)

Política tem dia de tensão e expectativa em Rio Preto. Manifestantes acampam em frente à Câmara há mais de 18 horas
Confusão, protesto, empurra-empurra. A sessão ainda nem começou e a bagunça já é grande na Câmara de São José do Rio Preto. Estudantes estão há mais de 18 horas acampados em frente ao prédio. Eles são contrários ao projeto que prevê a contratação de mais de 200 cargos sem concurso público na Prefeitura. Na sessão que começa às 16h, apenas um dos três projetos polêmicos será votado. O aumento no número de cadeiras, de 17 para 23, e o reajuste nos salários devem ser votados ainda este mês, mas não há data definida. Hoje, os vereadores devem decidir se aprovam ou não a criação de 230 cargos para a Prefeitura.
 REFORÇO.A polícia reforçará a segurança na Câmara, para evitar tumulto e agressões, como aconteceu na sessão da semana passada. O capitão da Polícia Militar, Nedson Nobre conta como será o esquema na tarde desta terça-feira.
PREFEITO.O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes, falou da importância do projeto para a cidade. Ele defende o projeto.
 INTERNET.A polêmica em torno da sessão já ganhou as páginas das redes sociais. Esse foi um dos assuntos mais comentado em uma página de relacionamento. Moradores indignados escreveram mensagens para os vereadores. As frases vêm sempre acompanhadas das palavras "vergonha Rio Preto". Em outra, uma das mais acessadas, internautas pedem o apoio das entidades ligadas ao comércio. Eles querem que os donos das lojas fechem as portas na hora da sessão manifestando apoio ao movimento. O Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto, disse que apóia a manifestação, mas informou que é contra o fechamento das lojas. A mesma posição tem Associação Comercial e Industrial de Rio Preto.
MANIFESTAÇÕES POPULARES.Quando alguma coisa parece errada, não condiz com a realidade ou foge do combinado, o que você faz? Se cala ou reivindica os seus direitos? Os movimentos populares são responsáveis pelas principais mudanças no cenário político brasileiro. Eles acabaram com a Ditadura, derrubaram presidentes.
A manifestação na última sessão da Câmara de Rio Preto lembrou muito essa luta pela democracia. A pressão popular fez pelo menos, por enquanto, que a votação de projetos do chamado "Pacotão da Alegria", fosse suspensa. Mas para especialistas, o interesse do brasileiro pela política ainda é muito pequeno, se comparado ao de países vizinhos. E só com o envolvimento é que as mudanças podem acontecer.
O comerciante César Maluf viveu intensamente os ‘anos de chumbo'. Período da história brasileira, entre as décadas de 60 e 80, marcado pela falta de liberdade de expressão e política. Tempos onde os militares repreendiam com o uso da força, movimentos sociais contrários aos interesses do Estado. A Ditadura Militar se enfraqueceu no início dos anos 80, quando surgiu um dos maiores movimentos sociais da história do país: as Diretas Já. Após anos sem o direito ao voto, o povo foi às ruas e mudou os rumos do Brasil.
Se as diretas trouxeram de volta um princípio básico da democracia, o voto, os caras pintadas, em 1992, foram além e, pela primeira vez na história, provocaram a renúncia de um presidente da República. Fernando Collor de Melo não resistiu a pressão e caiu. Mas o historiador, que acompanha de perto as transformações da sociedade brasileira, critica a postura da maioria dos brasileiros quando o assunto é política.
Na última quinta-feira foi colocado em votação um pacote com três projetos muito polêmicos, que gerariam gastos de mais de R$ 16 milhões por ano. Manifestantes compareceram em peso na Câmara e a sessão foi suspensa. A mobilização contou com o apoio de sindicatos e movimentos, como a União Municipal dos Estudantes. A entidade, que chegou a ter mais de 25 mil associados, hoje conta com apenas 6 mil. Que as novas gerações sigam o exemplo de Pedro Rosa, que aos 85 anos continua ligado à política.
 Fonte:http://tn.temmais.com/noticia/   


    
Depois de tudo isso, para refletirmos:


O Analfabeto Político


O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.
(Berthold Brecht)

domingo, 14 de agosto de 2011

Resultado – enquete nr. 10 - 10/08 – 14/08

 Resultado da enquete nº 10 – 10/08  - 14/08

Brasil: notícias de suspeitas de corrupção nos meios políticos. Você:

 30%  -   Considero  uma vergonha para um país grande como o nosso. Mostra que a economia está melhorando, mas a política não.
46%  -    Considero uma vergonha para o país e para o povo, pois estes políticos foram eleitos pelos cidadãos brasileiros. É preciso melhor a qualidade do voto nas nossas eleições.
 8%  -   Não me importo com isso, pois já estou cansado destas suspeitas e sempre foi assim.
0%   -    Não me importo, pois são acusações comuns nos meios políticos.
16%  -   Não tenho opinião sobre esta questão.Não gosto de política.

Obrigado pela participação. Participe da próxima enquete. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Resultado – enquete nr. 09 - 29/07 – 10/08

Resultado – enquete nr. 09 -  29/07 – 10/08

Terminado as férias, eu:

25%  - Vou estudar muito, pois no primeiro semestre estudei menos que devia.

8% - Vou estudar apenas o necessário, pois nunca fui reprovado.

34% - Vou estudar e prestar atenção na aula, como sempre fiz.

8% - Estou muito animado, pois gosto de estudar e senti falta da escola e dos colegas.

25% - Não estou animado, pois um mês de férias é muito pouco e não gosto de estudar.

Obrigado pela participação e continue participando das próximas enquetes.
Professor Ferdinando.